Sem Lactose/ Viagens

Uruguai – de Santa Catarina até Uruguai Sem Lactose


Olá kituteiros e Kituteiras, por problemas técnicos foi complicado realizar as postagens rsrs. 

Então pra quem me acompanha tanto no face quanto Instagran, deve ter visto algumas fotos do Uruguai que postei. Há alguns dias atras eu e meu marido fomos para o Uruguai, como surgiu uma boa oportunidade para visitar um casal de amigos e consegui tirar alguns dias de férias no trabalho, tudo se encaminhou perfeitamente. O post vai ser extenso rsrs, pois tem bastante fotos para mostrar e comentar…O foco principal desta postagem é a alimentação restrita no Uruguai, mas não posso deixar de mostrar as belezas naturais deste lugar maravilhoso, portanto vai ter uma bicharada só, hehehe… mas espero que gostem. Vamos lá conferir um pouquinho da cultura Uruguai!#intolerantes #uruguai #ferias #semlactoseFomos de carro de Joinville/SC até Punta Del Este/UI, nosso destino. Saímos de Joinville numa quinta-feira cedo e para nosso trajeto, levei alguma bolachas de arroz, frutas, broas, água e claro “enzimas” para quebrar um galho caso fosse necessário. Para quem quiser calcular o combustível desta viagem, deu 1.300 km, a viagem dá em média 16 horas, não estou contado com as paradas para comer, dormir e abastecer o carro.

Paramos em Palhoça/SC em um restaurante para almoçar ao 12:00h, o almoço costuma ter mais opções como arroz, feijão, saladas e carnes, então não vou descrever o local. Seguimos adiante e paramos em Rio Grande do Sul para dormir em um hotel. Jantamos no Subway, como tenho intolerância somente a lactose, pedi o lanche, sem queijo e molhos, com verduras e alguma carne.

Acordamos bem cedo e tomamos café no hotel, então peguei omelete, mamão, suco e bora pra estrada.

Sugiro encher o tanque do carro chegando quando sair de Rio Grande do Sul, pois entrando em Chui/RS, demora bastante até chegar em um posto de gasolina.

Chui é uma reta longa, que parece não ter mais fim, com pastos que perdemos de vistas e cheio de animais, lindo lindo.

Em Chui existe uma Reserva Ecológica chamada “Taim” é bom respeitar a velocidade pois poderão encontrar alguns animais passando pela pista.

Passando pela fronteira se você tiver passaporte pode repassar para que eles carimbem, se não tiver basta apenas mostrar o RG, CNH e documentação do carro. E dai em diante é só prestar atenção nas placas… 

Chegamos em Punta Del Este exatamente ao 12:00h de sexta-feira e fomos almoçar na Parrillaria “Lo de Ruben“, um lugar muito aconchegante. No Uruguai é muito forte o consumo de carne vermelha, e que carne!!! Inexplicável a qualidade e sabor das “parrilas”.

Lá os cortes bovinos são preparados a lenha, nada de carvão. A grelha acomoda um pouco de tudo: batatas, linguiça, morcilha.

 São servidos esses pãezinhos francês com “vinagrete e pimentinhas” antes de vir o prato principal, em alguns lugares até com a embalagem onde podemos ler os ingredientes, mas são feios de trigo, água e sal, inclusive comi e não passei mal.

 

Pelo que observamos é costume de lá, comer somente a carne, mas no cardápio há acompanhamentos que podemos pedir a parte, como arroz e saladas.

Fui em alguns supermercados e este foi o que encontrei mais opções sem lactose e glúten, se chama “Tenda Inglesa“. Os produtos que encontrei foram:

Leites Vegetais.

Torradas sem glúten e lactose.

Bolachas de arroz, que são sem glúten e lactose.

 Fomos passear na feira de tipica de Maldonado, esta feira é até engraçada, lá você encontra de tudo, mas de tudo mesmo rsrs… Dês de relíquias, pratarias, objetos para a casa, roupas novas, roupas usadas, acessórios de vestimento, frutas, doces, salgados, mel, galinha, cachorro, flores entre outros

É claro que a pessoa aqui foi nas barracas de comida neh gente, hehehe. A qualidade das frutas, legumes e temperos é impressionante, além da variedade são muito gostosas e fresquinhas:

 

 E esses morangos enormes e docinhos… hmm

Aqui a barraquinha de mel, mel fresquinho vem até o favo de abelha junto:

Em Punta Del Este encontrei esta loja de alimentos muito bonitinha chamada “A Dieta“, não é bem uma loja de produtos naturais, mas é um local onde se pode comer uma salada ou levar alguns produtos para casa como biscoitos, pães, cookies, bolinhos e grãos, a maioria sem glúten e lactose e alguns somente sem glúten, pergunte a atendente antes de comprar. 

Fica na Avenida Francia y Yaro – Punta del Este.

Um dia jantamos na Lancheria e Pizzaria El Chivito que fica em Maldonado e pedimos um lanche que é tipo um sanduíche, vem a carne, salada e batatas. O pão como a atendente não tinha certeza se tinha leite, pedi para retirar ele.

O lanche era meio gorduroso ao menos não tinha lactose, agora o suco era top!!!! Uma mistura de frutas que ficou uma delicia, o meu era o amarelo: abacaxi, pêssego e laranja.

 Tiramos um dia para ir à Montevidéu, a capital do Uruguai, dá uns 40 minutos de Punta Del Este é uma cidade bonita mas um pouco mais urbana. Fomos conhecer um pouco da cidade, a famosa praça da Independência:

E não é que encontramos uma loja de produtos de especiarias, chamada “La Molienda“:

Lá há algumas coisas prontas como bolachas, suco verde, saldas de frutas, cookies, chips de beterraba.

Também uma grande quantidade de grãos e farinhas:

Lá encontramos o alfajor sem glúten e lactose, muito bom! Nos supermercados não encontrei, somente lá.

Em Montevidéu almoçamos no “Mercado Del Puerto” lá há vários restaurantes, até difícil escolher em qual lugar pedir, mas o forte é as parrilhadas:


Um dos pratos típicos dos uruguaios é o Chorizo, é uma “linguiça” feita de carne e gordura de porco, temperado com páprica defumada e sal e muito saborosa! 

Meu pedido foi um Entrecot, reparem que os tomates e a carne é quase do tamanho do prato, eu não dei conta de comer tudo, pedi reforço rsrs.

E depois de tanta carne a noite em casa rolou apenas uma sopinha de legumes e bifum rsrs

 Fomos conhecer então uma casa de chás, é costume do povo de lá tomar o chá da tarde. As casas de chás geralmente funcionam das 16:00h às 20:00h e ficam em lugares estratégicos com paisagens para se admirar o por do sol ou em um local mais reservado para bater um papo com os amigos. 

Pretendíamos tomar o chá no “Hotel Las Cumbres“, pois o local possui uma paisagem deslumbrante para observar o por do sol, mas estava fechado para reforma. Então fomos no “Hotel L’Auberge” famoso pelo waffle belga, que não é para o meu bico rsrs, então pedi um chá e um sanduíche de frango. E o papo estava tão bom que eu esqueci de tirar foto do prato hehehe. Mas achei que tinham pouquíssimas opções para adaptarmos.

Conhecemos o “Restaurante la Vista” fica bem ao centro de Punta del Este e possui uma vista incrível de toda cidade. O Restaurante além de ser panorâmico possui um eixo e se move 360°, assim podemos aproveitar a visão de todos os lados. 

Como já havíamos jantado la pedimos o famoso Clericot, uma bebida feita com vinho, suco e frutas, super refrescante e saborosa:

No dia seguinte fomos no “Puerto de Punta Del Este“, visual incrível e o por do sol nem se fale.

No porto os pescadores encostam os barcos e os peixes são vendidos em barraquinhas no próprio local, tudo fresquinho.

 

Ainda vi leão marinho, pinguim, gaivota e foca, mas só consegui tirar foto da foca malandra:

 Em Punta Del Este encontrei esta a loja “Compañia del Oriente” quando fomos a Montevidéu vi que tinha lá também.

Para quem gosta de cozinhar assim como eu, essa loja é de pirar rsrs. Possui artigos de decoração, vestuário e louças, as louças são peças bem diferenciadas, maravilhosas e na promoção ainda é de enlouquecer!!! ai ai ai…

Comprei apenas duas canecas e este saleiro de vaquinha super fofo.

Tudo é separado por cor, assim facilita na hora de escolher o que mais combina a decoração de casa. 

 Então é isto pessoal, aqui descrevi um pouco da viagem, o Uruguai é um pais rico em carnes e frutas o que contribuiu para uma alimentação sem lactose, pois quem me conhece sabe que as enzimas não funcionam 100% comigo.Além da feira de Maldonado, haviam várias verdureiras, praticamente uma em cada esquina.Achamos um pouco caro a alimentação e estadia mesmo apesar de ser baixa temporada e bastante frio, venta muito! É bom levar uma boa pomada para hidratar o rosto.No geral o Uruguai é muito bonito a paisagem, vegetação, as casas de uma arquitetura diferenciada. Me despeço com estas fotos que mostram a beleza do lugar e alguns pontos turístico que vale a pena conferir. Beijos e até a próxima.

Museu: Casa Pueblo
Topo de Punta Ballena.
 
Casino: Conrad 
 
Pelas ruas de Punta Del Este
 

_o/


 






























You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias