Salgados/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Ovo/ Sem Soja/ Vegan

Rosca de Polvilho

Esta receita veio com a minha vó, que passou para minhas tias e para minha mãe, que por sua vez passou para mim.
Muito saborosa, prática e pode ser consumida por quase todas as pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar, pois NÃO CONTÉM: #lactose #glúten #caseina #ovos #soja por sua vez é #vegana.
Por ser um alimento feito a base de fécula de mandioca e água, é pobre em fibras e nutrientes como proteína, gordura, vitaminas e mineiras, por isto é de extrema importância adicionarmos sementes de chia ou outras sementes de sua preferencia que proporcionem maior valor nutricional.
É super fácil de fazer e muito pratica, combina com uma tarde chuvosa e um cafezinho ou até mesmo para curtir a praia e levar de lanche, as crianças adoram!
Vamos lá conferir esta receita?


Ingredientes:
🔹500 g Polvilho azedo
🔹1 pitada de açúcar demerara
🔹1 pitada de sal rosa
🔹2 colheres de sopa de óleo de coco  
🔹500 ml de água quente
🔹4 colheres de sopa de semente de chia

Preparo:

Despeje o polvilho em um recipiente, ferva a água e despeje um pouco sobre o polvilho. Acrescente o óleo, sal, açúcar, misture com uma colher. Acrescente mais água aos poucos, conforme achar necessário. 

(A massa vai ficar muito quente, cuidado para não se queimar, espere esfriar um pouco) Em seguida comece a amassar com as mãos até virar uma massa homogênea. Verifique se está com a quantidade de sal desejada, acrescente mais se preferir e por ultimo adicione as sementes de chia e amasse bem.

Com a massa pronta, faça tiras, bolinhas, como preferir…
Posteriormente disponha em uma forma, mantendo certa distancia entre as roscas, lembre-se que elas irão crescer, dobrar de tamanho e poderão grudar uma na outra. Leve ao forno pré-aquecido em 180º  e deixe assar, quando elas estiverem douradas em cima, estão prontas. Não deixe assar demais para que não fique muito dura.

Dicas: Utilizar polvilho Azedo, o polvilho doce não cresce. Não precisa de fermento e não precisa untar a forma. Sempre utilize a água muito quente, o polvilho precisa ser escaldado, se utilizar água fria ou morna, o polvilho vira uma goma e não é possível mais recuperar o ponto para a rosca. Talvez seja possível reaproveitar para massa de tapioca ou outra receita, mas isto não testei.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Tamy
    17 de abril de 2014 at 11:08

    Há tempos procuro esta receita! Muito obrigada =)

  • Reply
    Jeane Silva
    17 de abril de 2014 at 11:37

    Oi Tamy! Que legal, essa rosquinha é muito boa, fica bem crocante. Obrigada pela visita 😀

  • Leave a Reply

    ACOMPANHE

    Categorias