Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Ovo/ Sem Soja/ Vegan

Pasta de Grão-de-Bico (Homus)

 

 

Homus ou húmus é um alimento típico do mundo árabe feito a partir de grão-de-bico cozido. O grão-de-bico contém muitos nutrientes, dentre eles fibras, proteínas e vitaminas. Para garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes, especialistas sugerem que, antes de fazer qualquer receita, o ideal é deixar o grão-de-bico de molho em água na geladeira de um dia para o outro, e trocar a água antes de levá-lo para cozinhar. O grão-de-bico é repleto de triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, aquela famosa substância que garante a sensação de bem-estar. É também uma rica fonte de ferro, carboidratos e proteínas, devendo até mesmo sua casca ser aproveitada, já que é rico em fibras. Devido ao ácido fólico que ele contém, é muito bom para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Também é recomendado para aqueles que praticam esportes com frequência e tem um grande desgaste de ferro devido a atividade física o grão de bico. Grão de bico é tudo de bom. #semlactose #semgluten #semsoja #semovos #vegan Ingredientes:

🔹1 xícara de grão de bico cozido
🔹2 colheres de sopa de água do cozimento do grão de bico
🔹2 colheres de sopa de suco de limão
🔹2 colheres de sopa tahine ( óleo de gergelim  ou o gergelim torrado mesmo)
🔹1 dente de alho pequeno
🔹Sal a gosto
🔹1 colher de sopa de cebola picada

🔹Azeite de oliva (um fio)

Antes de começar… bem essa é uma receita que dá pra brincar muito com ela. O Homus é seu! Então faça o que você quiser haha, vale adicionar açafrão da terra, cebolinha verde, tomilho, orégano, e os temperinhos que quiser, além de agregar sabor deixará o homus mais nutritivo. E  se você não encontrar o Tahine, pode fazer com gergelim ou sem que fica tão saboroso quanto, perde um pouco das características do prato, mas não tem problema não.

Como preparar o grão de bico?

A primeira providência que deve ser tomada no preparo de sementes para consumo é a de eliminar ou minimizar suas substâncias protetoras. Felizmente, o processo é simples e prático, e consiste em deixar as sementes de molho em água potável adicionada de vinagre de maçã ou suco de limão ou qualquer outro meio de cultura ácida de probióticos.
Esta simples solução ácida penetra no interior da semente e estimula a liberação das substâncias indesejadas, indicando para a semente que é tempo de despertar e eliminar suas defesas. A acidez da solução neutraliza os fitatos e o resultado é que com apenas algumas horas de demolhagem você obtém sementes muito mais adequadas para o processo digestivo.
Embora cada semente tenha seu tempo específico de demolhagem, você pode simplificar este entendimento compreendendo que o ideal é deixar de molho no princípio da noite anterior aquelas sementes que você pretende preparar no dia seguinte. Idealmente, aguardamos 24 horas para o máximo de eliminação das substâncias indesejadas, mas se puder deixar umas 12 horas já ajuda um pouco. Escolha um recipiente de louça ou vidro, deposite o grão de bico, despeje o dobro da medida destas em quantidade de água e adicione uma  uma colher de sopa de suco de limão. (Fonte – Menu Vegano).

O ideal é cozinhar os grãos em uma panela aberta. 
Descarte a água que ficou de molho e lave bem os grãos. Despeje os em uma panela comum em fogo médio coberto com água.  Despeje os grão em uma panela com mais da metade de água e cozinhe por em média 40 minutos dependendo do seu fogão. Assim o cozimento se torna mais lento, mantemos as propriedades dos grãos e alguns antinutrientes (principalmente aquelas que dão pum) são eliminadas através do vapor durante o cozimento. (Segundo o curso de Cusine Santé,  modulo de cocção e preservação dos nutrientes).

Modo de Preparo do Homus:
Bata no liquidificador o grão de bico cozido com um pouco da água do cozimento do grão, adicione o alho, sal, tahine, azeite de oliva e o limão. Bata até virar uma massa homogênea e cremosa.

Sirva com pães, torradas ou legumes crocantes que fica maravilhoso. Meus complementos preferidos são: chips de banana verde e chips de batata doce.

Validade: Conservar em recipiente de vidro devidamente fechado na geladeira por até 4 dias. Se quiser cubra seu hommus por completo com azeite de oliva, isto ajudará isolar o ar e a proteger sua pasta de possíveis bactérias. Evite passar a faca que utilizou para servir novamente no pote, principalmente de houver saliva, isso diminuirá a duração do alimento.

Espero que tenham gostado beijos e até o próximo post.

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