Salgados/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Ovo/ Sem Soja/ Vegan

Pão integral vegano e sem glúten

Olá queridos, a receita de hoje, atrasou mais chegou!
Hoje temos a receita de um delicioso pão integral vegano e sem glúten, muito nutritivo. Esta receita foi desenvolvida especialmente para alérgicos a ovos, glúten e caseína ou veganos.

Mas quem tiver curiosidade de testar e ver como fica, fique a vontade, pois fica super saboroso. Poderão também utilizar a mesma receita e diminuir os ingredientes líquidos para então adicionar os ovos se desejar.
Este pãozinho é perfeito para o café da manhã, com geléia de morango e chia, fica uma delicia só, espero que gostem.
#semgluten #semsoja #semlactose #semcaseina #semlactose #vegan

OBS: Esta receita rende um pão de tamanho médio o pão fica socadinho e molhadinho “parece aquele pão de mandioquinha”.
Para esta receita utilizaremos o Psyllium que é obtido a partir da semente da planta Plantago Ovata e possui capacidade de absorver água, que por sua vez permite que se expanda e produza mucilagem, proporcionando elasticidade e maciez à massa. Quando tentamos substituir farinhas contendo glúten por outras isentas desta proteína, como a farinha de arroz, de milho ou polvilho, as receitas tendem a ficar mais ressecadas. Então, o psyllium pode ser utilizado como uma espécie de substituto do glúten nesse aspecto, para deixar as preparações mais macias.

Ingredientes:


🔹1 ½ xícaras de farinha de arroz integral
🔹4 colheres de sopa de fécula de batata
🔹3 colheres de sopa de polvilho azedo
🔹2 colheres de sopa de farinha de fubá orgânico
🔹4 colheres de sopa de farinha de linhaça ou amêndoas
🔹4 colheres de sopa de sementes de chia
🔹1 colher de sopa de psyllium
🔹3 colheres de sopa de óleo ou gordura de coco ou outro óleo vegetal
🔹1 pitada de sal rosa
🔹1 sache de fermento biológico
🔹1 colher de chá de sementes de gergilim
🔹1½ copo de água morna

Modo de Preparo:

Primeiro despeje o psyllium em um copinho coberto de água morna e reserve para que ele absorva toda água.
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Em seguida despeje em um recipiente as farinhas de arroz, batata, polvilho azedo, fubá, linhaça, chia e sal rosa e misture muito bem com ajuda de uma colher. (Mesmo que as farinhas sejam peneiradas é muito importante mistura-las ainda secas, isso interfere no crescimento proporcional da massa).

Para dar continuidade no próximo passo que será sovar a massa, poderão utilizar uma colher de pau ou bater toda massa na batedeira, como preferir.
(Na batedeira cansa menos o braço e suja mais louça rs, no muque cansa o braço e suja menos louça e claro que na batedeira a massa se mistura melhor, mas se não tiver uma, nada impede de executar a receita 😉 ).

Agora dissolva o fermento em água morna e despeje junto com as farinhas, adicione o psyllium hidrato e óleo de coco amolecido e água morna aos poucos, comece a misturar bem a massa e adicione água conforme achar necessário.

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 Misture muito bem a massa, o ponto da massa  é  mole mesmo, conforme a foto abaixo. Cubra a massa com um saco plastico e deixe descansando por 1 hora em local abafado para o fermento agir.
Pão_sem_gluten_e_lactose_013Após a massa crescida, volte a sovar novamente a massa por alguns minutos.
Pão_sem_gluten_e_lactose_014Despeje a massa numa forma de pão untada com óleo de coco, ajeite a massa, pincele óleo de coco sob a superfície e adicione o gergelim sobre a massa. Cubra a forma com um saco plástico e deixe descansando em local abafado até dobrar de tamanho.

Assim que a massa estiver bem crescida, descarte o saco plastico e leve a forma ao forno pre aquecido e deixe assando por cerca de 40 minutos em 120º (Dependendo do seu forno, uns esquentam muito, outros pouco).

Quando o casquinho do pão estiver bem crocante, retire do forno e deixe descansando no cesto de pão para então servir.

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Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima receita  😘😘😘

 

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