Viagens

O QUE FAZER EM PORTUGAL LISBOA E PORTO #semgluten E #semlactose

 

Lanche que levei durante a viagem.

Olá amigos, como alguns acompanharam nas mídias sociais, passei 20 dias, praticamente o mês de novembro em Portugal com o maridão e um casal de amigos. Quando nós viajamos gostamos de ficar em um determinado local apenas pra poder conhecer melhor a cultura ao invés de fazer um tour e conhecer mais países. Nós gostamos de ver como as pessoas falam, se vestem, o que elas comem, ir no supermercado, nas feiras locais, enfim nós gostamos de ver tudo, não somente o que é feito para o turismo mas vivenciar a rotina de um morador local, é questão de gosto mesmo, então nossa estadia foi baseada nestes interesses rs.
Os pontos turísticos são importantes também, ainda mais Portugal que é terra dos descobridores do Brasil, é um pequeno país europeu com muitos atrativos, uma vida cultural intensa, de rica gastronomia e uma incrível riqueza histórica espalhada por seu território. Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem muita coisa linda para visitar e não são muito perto, por isto é bom elaborar um roteiro dos lugares que achar mais legal e se programar para visita-los, não é necessário Visto para turismo em Portugal, somente para residir.

 

VOO E REFEIÇÃO ESPECIAl:
Nosso voo saiu de Curitiba/PR, de lá pegamos um voo para São Paulo Campinas e as 18:00 horas embarcamos direto para Lisboa – Portugal, de São Paulo até Lisboa são em média 10 horas de voo. Durante o trajeto são oferecidos: bebidas, lanche, jantar e café da manhã. Para refeições especiais, no meu caso SEM LACTOSE é necessário ligar para a companhia aérea escolhida com até 48 horas de antecedência e efetuar o pedido, alguns sites oferecem a opção durante a compra das passagens, outros somente ligando e reservando. 

MEIOS DE TRANSPORTE:
Chegamos em Portugal e ficamos maior parte do tempo em Cascais – Parede/Lisboa. Cascais situa-se a 27 km de Lisboa, junto à orla marítima. É a quinta vila mais populosa de Portugal, possui quatro bairros: Alcabideche, Carcavelos, Parede e Estoril é bem localizada e possui vários meios de transporte por perto como: táxi, ônibus, comboio/trem e metro é possível também alugar um carro ao lado do aeroporto. Depois de alguns dias em Lisboa fomos para Cidade do Porto de carro passamos uns quatro dias, retornamos e fomos à Sintra e Lisboa.

CLIMA EM NOVEMBRO:
Novembro é outono em Portugal costuma ser um mês de frio, chuva e muito vento. Nós levamos sorte pois chover mesmo, choveu apenas nos dois últimos dias que ficamos por lá, foi bom para poder caminhar e visitar os lugares, porém o pais vem sofrendo uma grande seca. Passamos por um tempo bem atípico de pouco frio, em média 15º graus, não estava tão frio em si, os lugares são bem equipados com aquecedores, mas o vento nas ruas é de “cortar o rosto” como dizemos aqui. Então é bom levar um casacão, cachecol, touca, tênis quentinho pra caminhar bastante, manteiga de cacau para os lábios e um bom creme de rosto.

HOSPEDAGEM:
Quanto hospedagem pegamos casas no Airbnb e Booking de acordo com os locais que visitamos. Gostamos de lugares que tenham cozinha pra ter mais privacidade e também visitar os comércios locais e cozinhar de vez em quando, ter algo para o café e lanches, claro que depende muito do roteiro programado. Gostamos muito deste no centro de Lisboa Novembro pega a baixa temporada para os hotéis em Portugal e também para o aluguel de carro.  Aliás, até na passagem aérea costuma ser assim, com um dos melhores preços e promoções do ano todo.

FUSO HORÁRIO:
O mês de novembro já entra com o horário de inverno com apenas 2 horas a mais do que Brasília e segue até o mês de fevereiro. O nascer do sol acontece entre as 07h e às 07h30 da manhã, enquanto o pôr do sol costuma ser perto das 17h20 nessa época do ano. O Sol de põe no mar, o céu fica laranja e é lindo demais.

ALIMENTAÇÃO COM RESTRIÇÕES:
No geral se come bem em qualquer lugar, a culinária portuguesa é maravilhosa e muito saborosa, com muitos frutos do mar, legumes e tubérculos. É possível comer muito bem em restaurantes bem simples, pratos deliciosos e muito fartos, até demais rs.
Quanto as restrições alimentares, seja por motivos de saúde ou por estilo de vida, existem leis em que os estabelecimentos como restaurantes e cantinas dos países da união europeia devem descrever no cardápio informações sobre os ingredientes alergênicos. No lugares em que passei pude perceber que os cardápios são cheios de ícones para classifica-los como: vegetariano, vegano, contem glúten, contem soja, entre outros.
Saiba mais em: Parlamento Europeu  e EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar)
Você pode encontrar boas opções até mesmo nos supermercados. Os pães são muito consumidos e há certa preocupação com a qualidade. Mesmo os pães de supermercado que são feitos com trigo comum, possuem uma fermentação maior e mais grãos o que já os tornam mais nutritivos que os pães brancos. Existem algumas padarias biológicas que trabalham com pães especiais de farinha de trigo barbela e longa fermentação.
Se você tiver INTOLERÂNCIA A LACTOSE assim como eu, não esqueça de  levar ENZIMAS DIGESTIVAS, caso você suspeite conter lactose ou queira provar os pratos típicos 🙂 
Caso passe mau, AQUI tem algumas dicas que poderão ajudar a aliviar os sintomas da I.L.

Agora irei falar sobre os lugares que visitei, vou separar por região para facilitar… Aqui você encontrará dicas para:
⇒ PORTO ⇒ LISBOA CENTRO  ⇒  LISBOA CASCAIS  ⇒ SINTRA

 ⇒ CIDADE DO PORTO
Fomos até Porto de Carro que dá umas 3 à 4 horas de Cascais até Porto e ficamos uns 4 dias. Porto é a segunda maior metrópole de Portugal depois de Lisboa marcada por séculos de história e também pelo desenvolvimento industrial. Caminhar pelas margens do Rio Douro, com frio, sol e o céu azul sem nuvens é gostoso demais. 
Caminhamos e paramos para almoçar no Vó Maria, um restaurante tradicional de comida portuguesa, pedi um filé de Atum que mau consegui comer tudo, a comida é deliciosa mas as porcões muito fartas rs.
Endereço: http://www.restauranteavomaria.com

LIVRARIA LELLO – Livraria
A Livraria Lello é um espaço centenário de cultura que soube atravessar os tempos. Projeto do engenheiro Xavier Esteves é uma das livrarias mais bonitas do mundo. Foi lá que a escritora inglesa J. K. Rowling, que viveu em Porto no início dos anos 90, encontrou parte da inspiração para criar sua popular saga Harry Potter. E não é que encontrei um livro mara 😀
Endereço: https://www.livrarialello.pt/

TORRE DOS CLÉRIGOS – Igreja
Obra barroca, da autoria de Nicolau Nasoni, construída na primeira metade do século XVIII. A Torre é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade do Porto e possui a melhor vista da cidade.
Endereço: http://www.torredosclerigos.pt/pt/

CAPA NEGRA || – Restaurante
Indicação do meu amigo Gustavo, ele falou que eu deveria conhecer a Francesinha com ovos, que é um pratico regional de Porto. É uma especie de pão com um molho especial da casa, ovo mole e presunto, tem como  ficar ruim? O famoso pão com ovo, simples e  delicioso!  Este vinho também é da região e muito bom!
O prato contém glúten, mas há outras opções no cardápio.
Endereço: http://www.capanegra.com/

THE TRAVELLER CAFÉ
Uma cafeteria com algumas opções mais saudáveis, ideal para tomar café da manhã ou fazer lanche. Opções de bebidas, sucos, açaís e omeletes.
Endereço: https://www.facebook.com/pg/THETRAVELLERCAFFE/photos/?ref=page_internal

MERCADO DO BOLHÃO – Feira Local
Uma feira local repleta de barraquinhas, ideal para comprar lembrancinha para toda família 😀 com muito artesanato local.
O Mercado do Bolhão possui produtos frescos, sobretudo alimentares. Os vendedores estão divididos em diferentes seções: zona de peixarias, talhos, hortícolas e florais. Na parte exterior do edifício existem lojas de outras variedades, como vestuário, cafetaria, vinhos, perfumarias, tecidos, além de restaurantes e cafés.
Endereço: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_do_Bolh%C3%A3o

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS:

 

⇒ LISBOA CENTRO

MYICED BENEFICA – Iogurteria
Uma loja de sorvetes que faz um tipo de sorvete a base de carvão vegetal #vegano com sabor de baunilha. É escuro pois é feito à base de carvão vegetal ativado, sem glúten, sem Lactose e adoçado com stevia um adoçante natural, possui baixo teor de gordura e melhora o trânsito intestinal, por isto não coma demais hihi. É delicioso hmmm.
Endereço: http://myiced.com/ 

NICOLAU LISBOA – Cafeteria
Uma café muito aconchegante com decoração estilo candy color que oferece opções mais saudáveis. Café com leites vegetais, suco verde, smoothies, panquecas, açaí, tapioca, granola caseira, tostas de abacate e os ovos Benedict que são deliciosos.  Nem tudo é sem lactose e glúten, eles utilizam muita nata fresca que é um produto local, então verifique antes de fazer seu pedido.
Endereço: https://www.facebook.com/pg/nicolaucafe/about/?ref=page_internal 

 LOJA AYUR – Loja de Especiarias
Estava eu procurando alguns itens para meu curso, pois deixei para comprar tudo em Portugal, caso não encontre algo iria subsistir.  Eis que encontro a Ayur, o único lugar de Portugal onde encontrei Levedura Nutritional. Se você gosta de produtos diferentes assim como eu, indico conhecer o espaço. É uma loja de produtos alimentares Asiáticos, Ingleses e Ayurvédicos, é pequena muito bem organizada e tem uma variedade surpreendente de produtos alimentares e naturais.  A proprietária Srª Pragna é uma simpatia e muito sábia, em poucos minutos ensinou-me muitas coisas.
Endereço: http://www.ayur.com.pt/ 

 

O MUNDO FANTÁSTICO DA SARDINHA PORTUGUESA – Loja de Conservas
Uma loja de sardinhas em conserva cheia de estilo, é como se você estivesse em um parque de diversões. As embalagens remetem a uma vista ao último século da história de Portugal e do mundo, promovendo também uma reflexão sobre o último centenário das conservas de peixe em Portugal. Cada lata com uma data diferente, desde 1916 até 2017 com um acontecimento relevante daquele ano, você pode procurar a data do seu nascimento e descobrir o que aconteceu naquele ano. Há várias lojas espalhadas por Portugal, é só encontrar a loja mais próxima e procurar por sua latinha 🙂
Endereço: http://mundofantasticodasardinha.pt/

MERCADO DA BAIXA – Feira local na praça da figueira
Adoro uma feirinha, ainda mais se tem comida envolvida haha. Esta feria “Mercado da Baixa” acontece na Praça da Figueira no último fim de semana de cada mês. São vários stands com produtos locais feitos por portugueses, desde  enchidos, queijos, doces tradicionais, bebidas e artesanato, tudo num só espaço. Não deixe de provar o sanduíche de chouriço assado e presunto parma, são típicos e deliciosos. E tem a sangria também, mas eu não gostei muito, achei super doce.
Agenda de eventos aqui: https://www.viralagenda.com/pt/p/154205467945757

 

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS:

  Aqui rola aquela enzima pra poder comer o pastel de belém ou pastel de nata neh amigos 😀

⇒ CASCAIS

CASTANHAS PORTUGUESAS – Vendedor ambulante
Como o nome já diz são castanhas e são tipicas do norte de Portugal, comercializadas na forma crua em alguns supermercados ou assadas por vendedores ambulantes. É possível encontrar facilmente nas ruas alguns vendedores que as fazem assadas em um carrinho com fogão a lenha. Comprei em uma rua de Cascais, mas tem vários vendedores por toda parte, princialmente Lisboa e Porto. São saudáveis, nutritivas e  saborosas, me lembrou sabor de especiarias como canela e cravo.

♥️ THE CRU ♥️ – Restaurante 
Um restaurante saudável, totalmente livre de lactose, glúten e açúcar conta com opções vegan, oferece  café da manhã, almoço e lanche. Junto ao restaurante possui uma mercearia de produtos diferenciados e alimentos biológicos (biológicos são orgânicos). O espaço é muito aconchegante e os pratos são deliciosos, amei tanto este lugar ♥️ ♥️ ♥️
Foi no The Cru que fizemos nosso workshop de preparos veganos, low carb e paleo, foi tão lindo, tantas pessoas queridas, sou extremamente grata por terem me recebido tão bem ♥️ obrigada a toda equipe pelo apoio.

Se puder conhece-los, recomendo que peça a tortinha de chocolate com raspas de laranja que é MA-RA!
A melhor que já comi na vida!

Endereço: www.thecru.pt 

HAMBURGUERIA DO BAIRRO – Hamburgueria 
Uma hamburgueria artesanal que valoriza os produtos do bairro, a batatinha você pode escolhe pela inglesa ou batata doce, ambas  são cortadas e preparadas por eles com um toque especial de alecrim. O hambúrguer é produzido com blend de carnes selecionadas e elementos típicos da região, como o de figo e castanhas portuguesas. São 11 pratos fixos e um especial que varia a cada mês, sem contar nas opções veganas como o hambúrguer de Tempeh que me pareceu ótimo. 
O Pão fica a escolha entre o de grãos ou o bolo do caco. O bolo do caco é um pão de trigo típico da região da Madeira que pode ser encontrado tanto na ilha da Madeira como outros locais. É consumido como entrada, acompanhamento ou como iguaria principal, feito com trigo, batata doce, água, fermento e sal.
Endereço: www.hamburgueriadobairro.com 

(Esquerda: pão de grãos/Direita: bolo do caco)

ORGANIC CAFÉ – Cafeteria
O Organic um restaurante de refeições orgânicas livres de laticínios, glúten, açúcares e produtos processados. Fomos até lá para tomar um café da tarde, pedimos esta tortinha de limão siciliano com alfarroba e café com leite de amêndoas, estava delicioso.
Endereço: www.organictakeaway.pt 

ARCADA – Restaurante
Um pequeno restaurante muito simples, com comida caseira que serve refeições e algumas opções de café da manhã, a comida é muito gostosa e tem bom preço, fomos algumas vezes lá. No primeiro dia pedi: Favas com entrecosto é um prato tipico português. A fava é uma leguminosa muito cultivada nos países europeus, se parece com um feijão grande e tem sabor doce e delicado, possui mais proteínas que os ovos, além de deliciosas são muito nutritivas.
Endereço: Jardins da Parede, Av. Das Acácias – De Segunda a Sabado das 7:30h às 22horas 

BE CHILL – Restaurante & Bar
Fica próximo ao Arcada, porém este fica dentro de um condomínio de prédios, então olhando da avenida quase não se vê. Serve café da manhã, almoço, jantar, café e bebidas. Possui excelente terraço com vista para o mar, ambiente pequeno, aconchegante comida deliciosa e atendente mais simpática de Portugal. Uma junção das tapas de inspiração ibérica, com sabores do país vizinho e de Portugal. Pedimos “açorda de gambas” e “pataniscas de polvo” estavam deliciosos!!!
Endereço: https://www.facebook.com/pg/bechillrestaurante/about/?ref=page_internal

MERCADO DA RIBEIRA: Time Out Market Lisboa – Restaurante & Bar
Um mercadão gastronômico com grande espaço e vários restaurantes de diferentes estilos (hambuguer, pastel de nata, bacalhau, toats, carne,comida vegana), bons vinhos e música. Um ótimo lugar para jantar, as mesas são compartilhadas, então você encontra diferentes culturas no mesmo espaço. O mais legal é que cada um pede o que preferir e depois todos sentam juntos a mesa.
Pedi um tost com sardinha e chips de batata doce, estava tãooo gostoso! Posso lembrar do sabor! Mas vou avisando que você tem que amar sardinha para pedir sardinha em Portugal, pois elas tem sabor de mar, são bem mais acentuadas que as do Brasil, eu particularmente estranhei no começo e depois amei.
O Pastel de bacalhau não era meu, mas provei e adorei.
Endereço: https://www.timeoutmarket.com/lisboa/

LX FACTORY – Restaurante & Bar
Um espaço onde funcionavam algumas empresas antigamente, uma área industrial cheia de galpões que com o passar do tempo, as empresas acabaram migrando para outras regiões e o espaço ficou abandonado. Então uma empresa de investimentos imobiliários comprou e transformou todo espaço para novos projetos. O lugar se tornou uma ilha criativa ocupada por empresas e profissionais de diferentes áreas como: moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, design, arquitetura, música e gastronomia.
Jantamos no Malaca Too, uma fusão da gastronomia: tailandesa, indiana, chinesa, japonesa e vietnamita inspirada nas viagens dos navegadores Portugueses na busca de especiarias no extremo oriente. O espaço é cenário de uma antiga fábrica de impressos então toda decoração foi feita com máquinas que já existiam ali. Pedi um Padthai e vinho, estava divino!
Endereço: http://www.lxfactory.com/PT/lxfactory/ 

MERCADO CAMPO DE OURIQUE  – Feira/Restaurante & Bar
Um mercado em um bairro muito tradicional chamado “Campo Ourique” onde vendedores artesanais de alimentos convivem com bares e restaurantes modernos e informais. É um espaço que funciona durante todo dia, você pode fazer feira, almoçar ou jantar ouvindo boa musica.
Não deixe de passar no Artisani Gelado, além dos gelados tradicionais, tem gelados feitos com pura fruta sem adição de açúcar, são veganos e deliciosos. 
Endereço: https://www.facebook.com/mercadodecampodeourique/

CELEIRO – Loja de especiarias e café 
Uma grande rede de lojas de produtos naturais que  possui espaço para café. Estas lojas são localizadas dentro de shoppings, é muito fácil encontrar uma Loja Celeiro por perto. Gostava de ir lá para comprar algumas coisas para levar para casa e também de tomar um café lá quando íamos ao shopping. Na foto abaixo alguns dos itens que encontrei por lá, tem iogurte vegano com probióticos, pães fermentados, biscoitos sem glúten e kombuchá.
Endereço mais próximo: https://www.celeiro.pt/ 

SUPERMERCADO: Jumbo e Continental 
Adoro um supermercado não vou negar haha, poderia ficar horas… os supermercados portugueses são muito completos com itens de especiarias, bons vinhos, fácil identificação de alimentos sem glúten e lactose e até congelados veganos. Possuem grande variedade de farinhas especiais, pães de fermentação natural, alimentos orgânicos e queijos frescos. 
Jumbo: https://www.jumbo.pt/Frontoffice/ 
Continental: https://www.continente.pt/pt

 PRAIA DO GUINCHO
Para os amantes do Surf, a Praia do Guincho é uma excelente praia para a prática de surf e windsurf. Situada após Cascais (vindo de Lisboa) é um dos melhores locais de Portugal para a prática do esporte, sendo inclusive palco de competições nacionais e internacionais.
E claro que o maridão aproveitou… a paisagem é linda também para alugar uma bike e pedalar ou caminhar.
Endereço: https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_do_Guincho

 ⇒ SINTRA
Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa e é muito linda. Portugal tem muita história e muitos castelos, vou confessar que eu particularmente não gosto muito de visitar castelos, isso sou eu neh, mãããs os castelos de Sintra valem a pena! São lindos, toda decoração, móveis, utensilos e arquitetura foram conservadas, então pode-se observar perfeitamente como viviam as gerações passadas, sem contar a paisagem da cidade.
Sugiro tirar um dia ou até dois para ir a Sintra ou chegar bem cedo lá dependendo do que for visitar. Os castelos são longes uns dos outros se você não estiver de carro terá que pegar o ônibus especial que faz a rota dos castelos. Em todos os pontos turísticos você paga para entrar, isto não só em Sintra mas nos demais lugares caso queira se programar, por exemplo: visitação de torres, castelos e alguns museus. 
Infelizmente nós não sabíamos que os castelos eram distantes e deu tempo de visitar apenas o Castelo da Pena :/
E não deixe de provar o travesseiro de Sintra, é um doce tipico da região, tem açúcar, tem glúten e lactose mas valeu cada enzima haha. É chamado também de “Travesseiro da Piriquita” que é a principal fábrica de travesseiros, o doce é feito de massa folhada com um recheio de creme de amêndoas e muito saboroso.
Saiba mais aqui: http://www.sintra-portugal.com/pt/De-lisboa-a-sintra-pt.html

Voltei encantada com Portugal as paisagens são muito bonitas e tivemos a sorte de pegar tempo bom e dias perfeitos. Com relação a alimentação gostei muito, para quem quer comer mais saudável há muitas opções de frutos do mar, tubérculos e legumes, os cardápios são bem especificados e eles são super atenciosos quando há duvidas.

Pude encontrar boas opções até nos supermercados, com itens que aqui só encontro em lojas especificas. Claro que eu quis provar alguns pratos típicos conforme mostrei alguns, acabei tomando enzima e consumi algumas coisas sem abusar muito, fiquei inchada mas valeu a pena 😀

Deixamos alguns lugares para trás que gostaria de ter visto mas não deu tempo rs. Soube que assim que chegamos ao Brasil as temperaturas caíram ainda mais em torno de 5º graus e começou a nevar na Serra da Estrela, imagina que coisa mais linda.

Um beijo especial a minha querida amiga Cris que  foi super parceira de viagem e me aturou durante todo este tempo além de dar várias dicas legais hihi.

Nós íamos no show da Shakira que teria em Lisboa no mesmo período, mas infelizmente ela ficou doente e cancelou alguns shows, que pena não foi desta vez  :/

Vou deixar aqui alguns lugares que estava na lista mas não deu tempo de ir, se puder vá por mim 🙂

Restaurantes em Lisboa:
Sweet Fit Caffe – Café Fit, que é da Fernanda que participou do workshop, uma querida!!!
Gávea – Outra querida que também participou do  workshop
Local Kitchen – Restaurante saudável, vegano e sem glúten 
PSI  – Restaurante vegetariano
Ao 26 – Restaurante vegetariano e vegano
Aloha Café – Restaurante vegetariano e vegano
Dona Flor Café  e Bistro  – Café Vegetariano e Vegano, tem docinhos da Priscila uma querida que conheci
Água no Bico – Restaurante vegetariano e vegano
Miss Saigon Cusine – Restaurante Saudável
The Paleo Kitchen – Restaurante com proposta paleolítica
Zarzuela – Padaria sem glúten com opções vegan APTA PARA CELÍACOS
Despensa N6 – Pastelaria sem glúten, açúcar e refinados

Restaurantes Porto:
Zenith – Brunch & Cocktails Bar – Café com opções saudáveis
NOSHI Coffee – Café com opções saudáveis
Óbio Organic Café Brunch – Café organico
Picaba Natural – Café com opções saudáveis
Oriente No Porto – Restaurante vegetariano com opções veganas 
Grow Food – Restaurante Orgânico
Da terra – Restaurante vegetariano com opções veganas
Rota do chá –  Casa de chás com opções de refeições diversas
Lupin – Restaurante vegetariano com opções veganas

Restaurantes em Sintra:
4ekvilibro – Restaurante vegetariano com opções veganas

 

Espero que tenham gostado do post e até o próximo :*

 O QUE FAZER EM PUERTO ESCONDIDO E CANCUN – MÉXICO

O QUE FAZER NO URUGUAI

 

 

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias