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Leites Vegetais

Umas das primeiras coisas que nos preocupa quando se descobre a Intolerância a Lactose ou APLV é a substituição do leite animal pelo leite vegetal, que nem sempre é de fácil acesso. Os leites vegetais que na verdade são considerados “extratos vegetais”, são saborosos, frescos, além de super nutritivos, ricos em fibras, minerais e excelente para saúde. É uma opção muito interessante até mesmo para aqueles que não possuem restrições e buscam uma alimentação mais saudável, pois é livre de conservantes, corantes, sódio, açúcar refinado entre outros produtos desconhecidos que são adicionados aos leites industrializados.

Aqui neste post encontrarão várias opções de leites vegetais, para todos os gostos e bolsos $, façam em casa e verifiquem qual agrada mais. Estes leites poderão ser adicionados ao café, vitaminas, smoothies, receitas de pães, bolos, pudins entre outros. #semgluten #semlactose #semaçucarbranco #semovos #semconservantes #semcorantes #semobjetosdesconhecidos #natural #saudavel

kitutessemlactose0112 CASO POSSUA ALGUMA DISFUNÇÃO, CONSULTE UM ESPECIALISTA ANTES DE FAZER USO DE ALGUM DESTES LEITES.

Antes de escolher seu leite entenda… Porque devo descartar a água que ficou de molho com as sementes? Este é um assunto bastante extenso que irei detalhar mais adiante, então farei um breve resumo para compreensão. A natureza é muito linda e oferece alguns mecanismos de defesa para ajudar no crescimento dos alimentos, para que consigam amadurecer e germinar. Estes mecanismos protegem dos predadores e influências climáticas, através de algumas substâncias tóxicas e nutricionais, como os inibidores de enzimas e ácido fítico – “fitatos”. A melhor maneira de obter o máximo benefício e tornar os alimentos mais fáceis de digerir é pela imersão desses alimentos crus com o “processo de demolhagem”, para remover substâncias tóxicas. Deixar estes alimentos de molho em água vai ajudar seu corpo a absorver melhor as vitaminas e nutrientes, como excelentes fontes de proteínas e ácidos graxos essenciais. Esta gordura é completamente natural e saudável.  A água usada para demolhar deve ser sempre descartada, pois ali se depositam as substâncias tóxicas liberadas pelos grãos/sementes. (Fonte: Kaviraj Wellness)

Obs: Independe do leite que você fizer, sempre agite antes de utilizar, pois os resíduos se separam da água quando parados por certo tempo.

Todos os leites mencionados aqui, foram testados e ingeridos com café. Todos os leites vegetais podem ser aquecidos, porém nunca fervidos, pois podem talhar. Então, quando estiver morninho, está pronto. 

Leite de Coco: 

Benefícios: rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras.
Características: Leite levemente adocicado com sabor característico, um pouco aguado e bem líquido, de coloração branca.
kitutessemlactose (10)Ingredientes:

🔹1 coco seco
🔹3 copos de água morna

Modo de preparo:  (O coco não necessita de demolhagem). Retire toda a polpa do coco e bata no liquidificador com a água. Coe com uma peneira ou voal. Reserve os resíduos para fazer farinha de coco e utilizar em receitas. Reserve na geladeira por até 4 dias. 

Leite de Amêndoas: 

Benefícios: A amêndoa está entre os superalimentos mais populares do mundo que possuem muitos benefícios para saúde. Elas são uma grande fonte de nutrientes, como fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Características: Leite levemente adocicado, um pouco aguado e bem líquido, de coloração branca. kitutessemlactose (9)Ingredientes:
🔹½ xícara de amêndoas cruas sem sal
🔹1 copo de água filtrada

Modo de Preparo: Deixe as amêndoas de molho por atá 8 horas. Descarte a água que ficou de molho, despeje as amêndoas em um liquidificador e bata com a água filtrada. Posteriormente coe com uma peneira ou voal. Reserve na geladeira por até 5 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Arroz:

Benefícios: O arroz integral possui alto teor de fibras e de vitaminas do complexo B. As fibras ajudam a regular o intestino, retardam a absorção dos carboidratos e aumentam a sensação de saciedade.
Características: Leite um pouco viscoso, levemente amargo e de coloração pouco branca. kitutessemlactose (6)Ingredientes:

🔹½ xícara de arroz integral
🔹1 copo de água filtrada

Modo de Preparo: Deixe o arroz de molho por 8 horas. Posteriormente lave bem o arroz e despeje em uma panela com água filtrada e leve ao fogo. O arroz deve ficar ao fogo até a água começar a ferver, então é hora de desligar e abafar por dez minutos. Bata no liquidificador e coe. (Cuidado para não se queimar, pois o arroz quente faz pressão dentro do liquidificador abafado). Reserve na geladeira por até 5 dias e utilize os resíduos em outras receitas. 

Leite de Inhame ou (Cará / Japão / Taiá):

Benefícios: O inhame auxilia  no fortalecimento do sistema imunológico, pois fortifica os gânglios linfáticos, que são responsáveis pela defesa do sistema imunológico.
Características: Leite um pouco viscoso, um pouco ácido e de coloração branca.
*  O inhame, ele é rico em Ácido oxálico, a mesma substância contida no espinafre por exemplo. Esta substancia não é considerada tóxica, mas algumas pessoas apresentam mais sensibilidade “aquele famoso pico pico na boca” que pode ser leve ou mais intensa. Quando cozido o inhame perde parte deste ácido, não elimina completamente, mas ajuda a suavizar. 

kitutessemlactose (1)Ingredientes:
🔹1 xícara de inhame cru
🔹2 copos de água filtrada

Modo de Preparo: Cozinhe o inhame no vapor para manter suas propriedades. Posteriormente descarte a a água do cozimento, descasque o inhame e bata no liquidificador com água filtrada. Coe com uma peneira se achar necessário. Reserve na geladeira por até 4 dias. 

Leite de Castanha de Caju: 

Benefícios: O Caju possui um teor de gordura menor do que a maioria dos outros frutos secos, porém ele possuir ácido oleico, a mesma gordura monoinsaturada saudável para o coração.
Características: Leite um pouco aguado e bem líquido, de coloração branca.

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Ingredientes:
🔹½ xícara de castanha de caju cruas sem sal
🔹1 copo de água filtrada

Modo de Preparo: Deixe as castanhas de molho por atá 8 horas. Descarte a água que ficou de molho, despeje as castanhas em um liquidificador e bata com a água filtrada. Posteriormente coe com uma peneira ou voal. Reserve na geladeira por até 5 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Linhaça:

Benefícios: Possui grandes quantidades de ômega 3 e fibras é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer.
Características: Leite viscoso e muito oleaginoso de coloração pouco branca.
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Ingredientes:
🔹1/2 xícara de linhaça de sua preferencia
🔹1 copo de água filtrada

Modo de Preparo: Deixe a linhaça de molho por 8 horas. Descarte a água e bata no liquidificar com água filtrada. Coe o leite de preferência em um voal pois a peneira não consegue filtrar muito bem. Reserve na geladeira por até 3 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Gergelim:

Benefícios: O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio.
Características:  Leite um pouco aguado e bem líquido, um pouco  amargo, de coloração muito branca.

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Ingredientes:
🔹½ xícara de gergelim
🔹1 copo de água filtrada

Modo de Preparo: Deixe o gergelim de molho por atá 4 horas. Descarte a água que ficou de molho, despeje as castanhas em um liquidificador e bata com a água filtrada. Posteriormente coe com uma peneira ou voal. Reserve na geladeira por até 3 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Amendoim: 

Benefícios: O Amendoim é uma fonte proteína na forma de aminoácidos o torna-se útil no processo de crescimento e desenvolvimento. Um pouco de Amendoim podem fazer bem na prevenção do câncer.
Características:  Leite bem líquido com sabor característico, um pouco amargo, de coloração muito branca. kitutessemlactose (3)

Ingredientes:
🔹1/2 xícara de amendoim cru com pele
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe o amendoim de molho na água por 1 hora no máximo. (Não deixe muito tempo suas sementes de molho, pois assim o leite ficará AMARGO (deixe as sementes sem casca, por no máximo, uma hora de molho na água). Posteriormente descarte a água que ficou de molho. Em um liquidificador bata o amendoim com 1 copo de água filtrada, coe com uma peneira ou paninho limpo.

Leite de Aveia:

Benefícios: A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras.
Características:  Leite bem líquido, gosto suave de coloração pouco branca. kitutessemlactose (7)

Ingredientes:
🔹1/2 xícara de farinha ou flocos de  aveia
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe a aveia de molho na água por 1 hora. Posteriormente descarte a água da aveia. Em um liquidificador bata a aveia com 1 copo de água filtrada, coe com uma peneira ou voal. Reserve os resíduos para utilizar em outras receitas, o leite pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias.

Leite de Castanha do Pará:

Benefícios: Rica em alguns componentes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como as fibras, cálcio, proteína, ferro, potássio, selênio, vitaminas, ácido fólico e zinco. Use com moderação! Características:  Leite um pouco viscoso, gosto suave e adocicado de coloração pouco branca. IMG_5660

Ingredientes:
🔹1/2 xícara castanhas do pará
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe as castanhas de molho por até 12 horas para hidratar. Descarte a água que ficou de molho e posteriormente bata no liquidificar com água filtrada. Reserve na geladeira por até 4 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Avelã: 

Benefícios: fonte em proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais. E mais importante, as avelãs contêm um fitoesteróis, que são uns dos antioxidantes mais poderosos da natureza.
Características:  Leite levemente adocicado com sabor característico, um pouco aguado e bem líquido, de coloração branca. IMG_5811

Ingredientes:
🔹1/2 xícara de avelãs
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe as avelãs de molho por até 12 horas para hidratar. Descarte a água que ficou de molho e posteriormente bata no liquidificar com água filtrada. Reserve na geladeira por até 4 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Sementes de Girassol:

Benefícios: Contém vitaminas do complexo B, fibras e proteínas, com potássio, magnésio, cobre, fósforo, selênio e vitamina E, além de possuir um óleo benéfico para nosso organismo.
Características:  Leite levemente suave, um pouco viscoso, de coloração branca. IMG_5574

Ingredientes:
🔹1/2 xícara de sementes de girassol
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe as sementes de girassol molho por até 12 horas para hidratar. Descarte a água que ficou de molho e posteriormente bata no liquidificar com água filtrada. Reserve na geladeira por até 3 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Sementes Abóbora:

Benefícios: A principal vantagem deste leite é a quantidade de ferro, fósforo e cálcio presentes. Ele é um grande aliado na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e no fortalecimento de ossos e músculos, ainda contribui também para o fortalecimento do sistema imunológico.
Características:  Leite um pouco aguado e bem líquido, gosto suave, de coloração levemente verde. 12647349_1003443659722083_1170676904190798326_nIngredientes:

🔹½ xícara de sementes de abobora (crua e sem sal, com ou sem casca)
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe as sementes de abobora de molho por atá 8 horas. Descarte a água que ficou de molho, despeje as sementes em um liquidificador e bata com a água filtrada. Posteriormente coe com uma peneira ou voal. Reserve na geladeira por até 4 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Sementes Quinoa:

Benefícios: O valor nutricional da quinoa é o que mais surpreende, possui proteína acima da média encontrada em outros cereais e a presença do aminoácido essencial lisina e metionina, é pobre em gordura, rica em ferro, fósforo e cálcio e isenta de glúten.
Características:  Leite bem líquido, de coloração muito branca, gosto levemente amargo/seco. kitutessemlactoseIngredientes:

🔹½ xícara de farelo de quinoa
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe o farelo de quino de molho por 4 horas. Descarte a água que ficou de molho, despeje as sementes em um liquidificador e bata com a água filtrada. Posteriormente coe com uma peneira ou voal. Reserve na geladeira por até 4 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Leite de Painço:

Benefícios: O Painço é um grão bem pequeno, rico em carboidratos e fibras alimentares. O Painço também uma boa fonte de proteína. além dos minerais como o Cálcio, Ferro, Magnésio, Potássio e Fósforo. E das Vitamina A, Vitaminas do Complexos B, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K e uma boa quantidade de aminoácidos. O Painço é considerado um laxante natural. Ele pode promover a evacuação eficiente e podem prevenir a constipação. Características:  Leite aguado e bem líquido, um pouco  amargo, de coloração muito clara.

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Ingredientes:
🔹1/2 xícara de sementes de painço
🔹1 copo de água filtrada

Modo de preparo: Deixe as sementes de painço molho por até 12 horas para hidratar. Descarte a água que ficou de molho e posteriormente bata no liquidificar com água filtrada, coe com uma peneira ou voal. Reserve na geladeira por até 3 dias e utilize os resíduos em outras receitas.

Gostaram destas receitas? Qual seu leite preferido? Comente aqui abaixo sobre suas experiencias. Beijos e até logo.

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2 Comments

  • Reply
    guoguo
    1 de junho de 2015 at 11:05

    Você esqueceu de fazer leite de alpiste, que dizem curar diabete. Abs do RJ

  • Reply
    Kitutes sem Lactose
    1 de junho de 2015 at 11:07

    Oi Guoguo, foram somente alguns exemplos, mas legal sua observação, irei postar mais opções aqui no blog, obrigada pela dica 🙂

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