Bebidas/ Biomassa/ Doces/ Salgados/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Ovo/ Sem Soja/ Vegan

KEFIR DE ÁGUA – TIBICO

Olá amigos, hoje vamos falar sobre o Kefir.
Tem alguns meses que estou utilizando o kefir de água e tenho observado que minha imunidade melhorou bastante.

O QUE É KEFIR?
O Kefir é conhecido como grãos, mas na verdade são uma colônia de microorganismos composta por lactobacilos e leveduras que produzem uma bebida probiótica a partir da fermentação de líquidos. É rico em nutrientes e probióticos que melhoram a saúde intestinal reforçando nossa imunidade. Aqui tem um post falando sobre a alimentos Probióticos e Prebioticos, se você não leu, sugiro que de uma olhadinha.

BENEFÍCIOS
O uso do Tibico ou Kefir de Água diariamente pode trazer benefícios e auxílio no combate à alguns problemas de saúde como:
* Eleva a imunidade aumentando o numero de bactérias benéficas do intestino;
* Auxilia no tratamento de fungos como a cândida;
* Auxilia no tratamento de doenças Inflamatórias;
* Melhora a densidade óssea;
* Auxilia no tratamento de alergias;
* Melhora a digestão;

TIPOS DE KEFIR
Existem vários tipos de colonias de microorganismos com suas funções especificas, mas não vou me estender muito, podemos classificar basicamente como: Kefir de água e Kefir de Leite.

INTOLERANTES A LACTOSE PODEM CONSUMIR KEFIR DE LEITE?
O kefir de leite se alimenta da lactose que é o açúcar do leite, quanto maior o tempo de fermentação, menos lactose e mais bactérias boas o seu leite terá. Pode ser qualquer leite de origem animal: vaca, cabra, búfala ou ovelha.
O consumo para intolerantes a lactose, vai depender muito da individualidade de cada um, como por exemplo a quantidade de enzimas que o organismo de cada um produz, só testando pra saber.
“Eu  tenho um nível de intolerância hardcore, testei uma quantidade muito pequena e meu organismo não aceitou muito bem”. Como eu não utilizo o de leite, o foco aqui será o Kefir de água. Alérgicos a caseína não devem consumir o kefir de leite de maneira alguma.

KEFIR DE ÁGUA
Conhecido como tibico, se alimenta de glicose no caso açúcar mascavo de preferencia orgânico, podendo também ser fermentado em chás e sucos naturais, os grãos do Kefir de água são massas mucilaginosas transparentes e pequenas. É indicado 1 litro de água com 2 colheres de sopa de açúcar para cada 2 colheres de sopa de kefir de água. A fermentação pode durar entre 12-72h em temperatura ambiente.

COMO ADQUIRIR O KEFIR?
Existem grupos de doações no Facebook “Doe kefir: Doe amor” é uma corrente do bem a favor da saúde. Você pode filtrar por cidade, por exemplo digite no facebook em grupos: Kefir Joinville e procure a pessoa mais próxima de você. Algumas pessoas doam já outras trocam por açúcar mascavo.
Caso não encontre pessoas próximas, você pode também adquirir em alguns sites (tem alguns que vendem e outros que cobram somente o frente pela entrega, verifique). Alguns Exemplos:
Kefirbr
Mercado Livre
Probioticos do Brasil

COMO CUIDAR DO KEFIR DE ÁGUA
Preparar o Kefir de água é super simples!
1 – Primeiro você precisa conseguir os “bichinhos”;
2 – Depois você batiza seus filhos com um lindo nome (Opcional) rsrs;
3 – Prepare a água de açúcar, coloque em um recipiente de vidro e adicione o kefir;
4 – Feche o vidro com gase, voal ou outro, de modo que transpire porém não fique exposto (importante ter muita higiene, afinal queremos cultivar somente bactérias boas);
5 – Reserve o vidro e deixe fermentando entre 24 à 48 horas em temperatura ambiente em local longe de luz; (Arrume um lugarzinho no seu armário).   Quanto maior a temperatura ambiente mais rápido irá fermentar e quanto mais tempo fermentando menos doce ficará. Faça experiências e veja qual gosta mais;
6 – Depois de fermentar, coe os grãos de kefir para consumir a bebida fermentada, a cor da bebida pode variar de acordo com a cor do açúcar mascavo ou suco de frutas;
7 – Lave os grãos de kefir na peneira com água corrente, lave o vidro e reabasteça com mais água e açúcar, adicione o kefir e deixe-o fermentando novamente.

CUIDADOS
Os grãos de Kefir são bem sensíveis, alimente-os com açúcar mascavo e de preferência orgânico com água filtrada, não-clorada e sem flúor. Conserve em recipiente de vidro e evite manuseá-lo com materiais de ferro, cobre, aço, alumínio e outros que possam liberar substancia tóxicas.

OBSERVAÇÕES
Estes são cuidados que você precisa ter com os seus “filhos” trocar a água e adicionar açúcar uma vez ao dia ou a cada dois dias, conforme achar melhor. Caso você precise viajar por um longo período, pode congelar que ele entrará em estado de dormência e torne a utiliza-lo posteriormente.
Os grãos começam a crescer com o tempo além de aumentarem de tamanho começam a multiplicar-se, neste caso você pode congelar para ter um extra e também doar.

 QUAL SABOR E CHEIRO?
O Kefir de água tem um sabor um pouco mais ácido, com um pouco de gás e cheiro maio forte mas nunca cheiro e gosto totalmente desagradável, caso tenha verifique se sua muda está viva.
“Eu já me acostumei e consumo tranquilamente, mas pra quem não gosta muito dele puro, pode incrementar com sucos”.

EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?
Qualquer pessoa pode consumir o Kefir? Não há nenhuma restrição em princípio, qualquer pessoa poderá tomar a água de Kefir, salvo problemas de saúde que possam impossibilitar, nesse caso a orientação médica pode ser necessária.

QUE TAL FAZER PREPARAÇÕES DELICIOSAS E SAUDÁVEIS COM O SEU KEFIR?

PREPAREI UM EBOOK COM 20 RECEITAS MARAVILHOSAS UTILIZANDO KEFIR DE ÁGUA, ADQUIRA JÁ O SEU 😀

São 20 preparações veganas e probióticas elaboradas com kefir de água que podem ser executadas também com algum outro probiótico de sua preferencia.
LIVRES DE #gluten #soja #lactose #caseina e #ovos
Que deixarão suas refeições muito mais nutritivas, saborosas e você muito mais resistente 😉

Sugestões fáceis para complementar seu café da manhã e lanches como um delicioso Iogurte de maracujá e fronzen de morango. Bebidas saborosas e refrescantes como refrigerante de frutas. Opções de molhos para acompanhamentos e entradinhas e picolés práticos que servem de sobremesa 😀

 

 

 

Este artigo foi escrito por: Jeane Reinert – Especialista em Cusine Santé

E revisado por:  Sabrina Lentz Müller – Nutricionista CRN10 5927
Nutrição Clínica – Nutrição Funcional – Nutrigenômica – Emagrecimento e Metabolismo
Contato: 📧 sabrinalentz.nutri@gmail.com

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias