Doces/ Sem Gluten/ Sem Lactose

GREEN VELVET CAKE

Olá amigos, na semana retrasada foi aniversário do maridão e como ele surfa, inventei de fazer um bolo da cor do mar 🏄 Não era bem a cor que eu tinha planejado inicialmente hahaha. O bolo começou roxo, depois ficou azul e por fim decidiu ser verde… do mar mesmo só se forem as algas 🌱😅 Mas no fim das contas saiu um delicioso Green Velvet Cake 😋 caso a festinha do seu filho seja do Incrível Hulk ou do Ben 10 este bolo vai combinar muito com o tema da festa hahaha.
O tradicional bolo velvet inicialmente era vermelho, hoje possui muitas variações de cores é um bolo de textura aveludada, fofinha, bem molhadinho com recheio azedinho de cream cheese.
Fiz uma versão diferenciada deste bolo na cor verde sem corantes artificiais, glúten e lactose e ficou super aprovado pela família, não sobrou nada 🙈 foi um dos bolos mais gostosos que já fiz. Apesar de ser um bolo recheado, não é enjoativo é daqueles que você come uma fatia e dá vontade de comer outra. 
Para tingir utilizei a spirulina em pó que é uma bactéria fotossintética ou cianobactéria, um super-alimento, rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes e fitoquímicos como os polissacarídeos e ficocianina que melhoram as defesas do organismo. 

📍Spirulina possui contra indicações, se você é uma pessoa comum e saudável não tem problemas. Grávidas e pessoas com doenças auto imunes, devem consultar um profissional da área da saúde para melhor orientação de forma individualizada. Leia este artigo e saiba mais.

Agora uma questão importante… a Spirulina é uma cianobactéria conhecida como “alga verde – azul” que foi descoberta como um superalimento rico em muitos nutrientes. Em vários lugares você a encontra com o nome de “spirulina”, porém esta bactéria possui variações. A chlorella que é de cor verde e a Phycocyanin que é a de cor azul. Geralmente a comercializada nas casas de produtos naturais é a chlorella que é a de cor verde.
Confirme com o atendente, assim você poderá programar melhor a coloração do seu preparo.
Pena eu não ter encontrado a phycocyanin, se não o bolo teria ficado com a cor que eu gostaria hehehe.

Green velvet cake
Write a review
Print
Prep Time
1 hr 20 min
Prep Time
1 hr 20 min
Ingredients
  1. 7 Ovos
  2. 1 ½ xícaras de farinha de arroz integral
  3. ½ xícara de açúcar mascavo ou coco ou adoçante (conforme preferencia)
  4. 1 colher de sobremesa de spirulina em pó
  5. 350 gr de tofu orgânico (pode ser até 400 gr)
  6. 2 colheres de sopa de açúcar de coco
  7. Suco de 2 limões
  8. 3 colheres de sopa de manteiga ghee
  9. Raspas de limão
  10. 1 xícara de mirtilos frescos
  11. ½ xícara de limonada caseira
Massa pão de ló
  1. Em uma panela adicione os ovos peneirados (inteiros) com ½ xícara de açúcar, leve em fogo baixo e mexa continuamente por 5 minutos, assim que morno desligue o fogo.
  2. Despeje os ovos no recipiente da batedeira e bata até virar ponto de "neve".
  3. Adicione a farinha de arroz peneirada e a spirulina junto aos ovos em neve e misture delicadamente com ajuda de um fouet.
  4. Despeje a massa em uma forma untada ou forrada com papel manteiga e leve ao forno até assar por completo. Em média 30 minutos (faça o teste do palito) e reserve.
  5. Assim que esfriar corte a massa ao meio e separe em duas partes.
Recheio
  1. Despeje o tofu em um Mixer, adicione a manteiga e o suco de limão e bata muito bem até virar um creme homogêneo, por ultimo adicione o açúcar e misture novamente.
  2. Reserve o creme na geladeira por minimo 30 minutos.
  3. Disponha uma das massas em um prato de bolo e umedeça com a limonada.
  4. Quando o creme estiver geladinho, despeje em um saco de confeitar e cubra a massa com o recheio.
  5. Adicione a segunda massa sobre o recheio e cubra com o restante do creme de limão.
  6. Decore com mirtilos frescos e sirva, reserve na geladeira e sirva bem geladinho.
Notes
  1. Se preferir poderá adicionar os mirtilos no recheio também.
http://www.kitutessemlactose.com.br/

 

 

Espero que tenha gostado!
Sua participação é muito importante, não deixe curtir, comentar e compartilhar  😉

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias