Doces/ Salgados/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Ovo/ Sem Soja/ Vegan

Goma de Tapioca – Passo a Passo


Olá pessoal, hoje tem passo a passo de  como preparar a goma de Tapioca. No supermercado encontramos a massa pronta porém paga-se um pouco mais por isso. Para preparar a goma de tapioca em casa sai mais barato e fica uma delicia
#semlactose #semgluten #semovos #semsoja #vegan

A tapioca, também conhecida como beiju, é o nome desta iguaria tipicamente brasileira, originária do Nordeste. Versátil, permite diversos tipos de recheios e sua massa tem poucas calorias. Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino, por ser de fácil digestão, fornece energias mais rápido ao corpo, serve  também como recuperação rápida de energia no pós-treino.

Baixo teor de sódio e livre de gorduras, porém a tapioca é um alimento de alto índice glicêmico e por isto é de extrema importância adicionar recheios como: frutas, legumes e/ou verduras, proteínas como carnes, peixes, ovos e frango. Gorduras boas como: pasta de amendoim integral, nozes, castanhas, amêndoas. Além de torna-lá um alimento completo a deixará ainda mais saborosa.

Para preparar a farinha existem duas formas, utilizando a Goma de tapioca ou polvilho azedo:

Ingredientes:
🔹1 kg de Goma de Tapioca  ou polvilho azedo
🔹 Água a gosto

(Que fique bem claro “G.O.M.A de Tapioca“, a “Farinha de Tapioca” já vem pronta,  basta levar ao fogo e rechear).

Modo de Preparo da Goma:

Método 1:

Forre um escorredor com um pano, despeje toda a farinha do pacote sobre o pano, cubra a farinha totalmente com água. Mexa bem e adicione água até que vire um mingau e reserve.
Deixe descansar por 3 horas para hidratar e retirar o excesso de água 

Posteriormente em uma peneira de preferencia grande, pressione a massa com a mão ate á que comece a sair  a farinha, peneire toda a goma e reserve.

Deste modo a massa ficará um pouco mais úmida no preparo.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………..


Método
 2:
Despeje toda a Goma de tapioca em um recipiente, acrescente meio copo de água aos poucos e mexa com a mão, repare que formará torrões. Com auxilio de uma peneira desfaça os torrões, utilizando também um pouco de farinha seca junto. Repita o procedimento com toda a goma.
Deste modo a massa deverá ficar mais sequinha.

Modo de preparo da Tapioca:

Primeiramente defina e prepare o recheio a ser utilizado e reserveEm seguida forre uma frigideira antiaderente com uma fina camada de farinha e leve ao fogo baixo, apos 3 minutos balance a frigideira e repare que ela se solta do fundo da frigideira.
(Poderão adicionar sementes de chia ou linhaça para tornar ainda mais nutritivo e rico em fibras).

Com ajuda de uma espatula vire a massa do outro lado, adicione o recheio de sua preferencia na metade da masse, retire do fogo e feche ao meio e sirva.

Obs:
Após o preparo da farinha, pode-se reservar na geladeira por até 3 dias e a cada vez que utilizar a farinha, deve-se peneira-la novamente. Aconselhável preparar a tapioca e consumir em seguida.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias