Doces/ Natal/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Soja

Gingerbread -man “Biscoito-hominho”


Olá pessoal, finalmente chegou dezembro, esta época maravilhosa de espirito natalino, de amor e paz. Hoje temos esta receita super divertida, que encanta crianças e adultos e uma boa opção presentear alguém especial.
O Gingerbread-man “Biscoito-hominho” este é o nome desses bonequinhos, popularmente conhecidos como: Biscoito do Shrek, Biscoito de Gengibre, Biscoito de natal, Biscoito do bonequinho, entre outros.
 #semlactose #semgluten #semsoja


Os holandeses trouxeram consigo os primeiros biscoitos de Natal. Assim começou a arte de fazer os Cookies (biscoitos) é uma  palavra que vem da palavra holandesa Koeptje [koekje], o que significa pequeno bolo. Livros da receita do período da Renascença, traziam inúmeras receitas de biscoitos desse tipo, que com o passar dos anos virou tradição natalina. Mas da onde surgiu esse bonequinho?
A Whitman Giant Tell – A – tale Book – Esta é uma daquelas velhas historias  das  gerações passadas…
Era uma vez uma mulher que estava se queixando para o marido que queria ter um filho, porém sabia qe eram ambos já velhos para terem um filho. O casal de idosos estava com fome. A velhinha decidiu fazer um filho de biscoito de gengibre (Gingerbread), em formato de boneco e colocou no forno, para assar. Quando ela abriu o forno, para tirar o biscoito, ele pulou da forma e saiu correndo pela janela aberta da cozinha.
O casal correu atrás dele na esperança de comê-lo para saciarem sua fome… E o Gingerbread dizia: “Corram! Corram! Corram o mais rápido que puderem! Vocês não podem me pegar! Eu sou o Gingerbread-man!!!”
Enquanto corria, o Gingerbread-man encontrou um porco, uma vaca faminta, um cavalo que também queriam devorá-lo…
Gingerbread-man falou mais uma vez: “Corram! Corram! Corram o mais rápido que puderem! Vocês não podem me pegar! Eu sou o Gingerbread-man!”
Então o BISCOITO DE GENGIBRE percebeu que estava correndo em direção ao rio.  “Oh, não! O rio! Agora eles vão conseguir me pegar! Como eu vou conseguir atravessar o rio?”
Foi nesta hora que uma esperta raposa saiu de trás da árvore e se dispôs a ajudar o Gingerbread-man a atravessar o rio.
O biscoito de Gengibre pulou em seu rabo e lá se foram eles atravessando o rio. Quando estavam quase chegando a outra margem a raposa pediu para o Gingerbread-man pular no seu focinho para não afundar…
Apesar do medo de ser comido pela raposa ele pulou no focinho dela, então ela o jogou para o alto, com a intenção de agarrá-lo com a boca para matar a sua fome… e isso aconteceu.
Esta  é uma das versões que contam desta historia… em algumas o Gingerbread sobrevive em outras ele é devorado…

Ingredientes da massa:
🔹1 xícara farinha de arroz
🔹1 xícara de polvilho doce
🔹1 colher de chá gengibre em pó
🔹1 colher de chá canela em pó
🔹1 colher de chá de cacau em pó
🔹1/2 colher de chá noz moscada em pó
🔹1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
🔹1/2 xícara melado
🔹3 ovos inteiros
🔹1/2 xícara de leite vegetal de sua preferencia
🔹1/2 xícara de óleo de coco ou manteiga ghee
🔹1 colher de sopa de goma de xantana

Ingredientes do glacê:
🔹1 clara de ovo
🔹4 colheres de sopa de açúcar

Rendimento: 35 unidades dependendo a espessura da massa.

Irá precisar de:
🔹 Rolo de macarrão
🔹 Bico de confeitar liso tamanho 01
🔹Forminhas de bonequinhos

Peneire todos os ingredientes secos em um recipiente, em seguida adicione todos os ingredientes líquidos e amasse muito bem. Se achar necessário adicione mais leite ou mais farinha para que a massa fique quase firme.
De preferencia por uma bancada de mármore e higienize muito bem, unte com um pouco de óleo de coco.
Posteriormente pegue uma bola de massa e passe o rolo de macarrão por cima, deixando uma camada mais grossa. Caso a massa fique  fina, ao cortar o boneco com a forminha acabará soltando partes da massa… muita calma nesta hora!!!  Unte também a forminha do molde, caso queira deixar os braços para cima, mudar a posição da perna, esta é a hora para molda-los.
Disponha os bonecos em uma forma de teflon ou untada com um pouco de óleo mantendo distancia para não grudar uns nos outros. Leve ao forno pré aquecido em 160º e asse por 15 à 20 minutos dependendo do forno.Retire do forno e deixe esfriando em uma grelha.Decoração de glace:
Em uma panela em fogo baixo mexa muito bem as claras e o açúcar. (Apenas para deixar morno, cuidado para não cozinhar as claras).
Retire do fogo e bata no Mixer ou batedeira ate atingir o ponto de neve. Despeje o glace em um saquinho de confeitar e faça os desenhos que desejar.Deixe o glace secar no no forno pre aquecido por poucos minutos e retire. Espero que tenham gostado! Beijos e até o próximo post.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias