Dicas/ Sem Lactose/ Viagens

Dicas de Viagem #partiuMexico #semlactose


Olá pessoal! Como havia informado, fiquei um período ausente devido ao casamento e viagem de lua de mel. O post de hoje é sobre a viagem e algumas dicas muito importantes, pois se já é difícil manter uma alimentação isenta de lactose em nosso país, imagine fora dele envolvendo outra cultura e costumes…
Então aqui vai um pedacinho do México, uma cultura muito diferente e um povo muito querido!
#partiuMexico #semlactose  
#alergicos #intolerantes #mexico #viagem #turismo #alimentacao #saude #semleite #100restrições

Como meu marido surfa, decidimos ir para o México na cidade de Puerto Escondido, onde há muitas ondas, é uma das cidades mais populosas do Estado de Oaxaca. Situado na costa do estado de Oaxaca, a 800 quilômetros ao sul da cidade do México, idioma local é o “espanhol” e a moeda são os “pesos mexicanos”.

Partimos do Aeroporto de Curitiba/PR e fizemos um voo de 50 minutos até SP/Guarulhos, escolhemos a companhia Aérea TAM e neste voo são oferecidos bebidas como água e refrigerante.

Em São Paulo pegamos um vôo para a cidade do México, são aproximadamente 11 horas de voo, é muito longo e cansativo, então a AéroMéxico disponibiliza de jantar e café da manhã. Ao adquirir sua passagem aérea informe a companhia que você necessita de refeições especiais sem leite e derivados, ao efetuar o Check in reforce sua solicitação, poderá também levar na bagagem de mão barrinhas de cereais, desde que ela estejam devidamente lacradas na embalagem.

Durante a passagem da aeromoça solicite seu lanche especial!
No meu jantar vieram: legumes e arroz, estavam deliciosos, porém percebi gosto de manteiga na vargem e apesar da minha intolerância ser super alta, não me fez mau, mas em casos de alergia é bom prestar muita atenção!
 Para o café da manhã vieram: suco, dois tipos de frutas, pão, geleia e manteiga, não utilizei a manteiga obvio!  E mais esse baita marmitão de batata e legumes as 6:00horas da manhã kkk.

 

O Aeroporto do México é gigante e há várias franquias como Subway por exemplo, onde poderão realizar refeições ao chegar. “Peçam sem pimenta, pois lá a coisa fica quente!”

Ao desembarcar na cidade do México pegamos um outro voo para o Aeroporto Internacional de Huatulco com Companhia Interjet, este voo leva cerca de 1 hora de duração e são oferecidos: água, refrigerante, sucos e salgadinhos “Sabritas” no caso a Elma Chips mexicana. Disponibilizam de três tipos de salgadinhos, de queijo, doritos e batata natural, o de batata natural não contém lactose. É comum da região águas saborizadas como esta de maçã:

 

Desembarcamos em Huatulco e pegamos uma Van para ir até Puerto Escondido, cerca de 1 hora na estrada. O lugar é lindo, com um mar bem azulzinho e o clima “muy caliente”…

Ostentando a limonada…

A alimentação é rica em saladas e frutas, há vários restaurantes, bares e mercados por perto, com preço acessível. 
Um ponto de alimentação tradicional desta praia é o El Cafecito, possuem um cardápio bastante extenso com opções para o café da manhã, almoço e jantar, irei comentar sobre alguns pratos sem lactose consumidos durante o passeio, todos estes restaurantes ficam na Rua: Calle del Morro e são fáceis de se encontrar.
No primeiro dia cheguei a ingerir 8 Lactaids para comer uma “Quejadilha”, mas passei muito mal, então não rolou utilizar das enzimas… nem sei porque eu insisto!

Ao realizar as refeições SEMPRE CONFIRME OS INGREDIENTES DO PEDIDO ANTES!
Utilize as frases de sobrevivência:
“Contiene leche?”
“hecho con leche?”
“sin queso y crema”

“Soy alérgico a la leche!”

Este foi o café da manhã no El Cafecito, pão integral com ovos (Pan integral con huevos divorciados) e café preto. As panquecas com frutas eram das minhas amigas e feitas com leite. Um cardápio bastante flexível podendo ser ajustado conforme necessidade. 
El Cafecito – Strudel de maçã (Strudel de manzana) com nozes e castanhas, elaborado com massa folhada e sem lactose, esse doce é muito gostoso:El Cafecito – Folhado de  abacaxi sem lactose (Pastel de piña), recheado somente com abacaxi assado de forno, muito bom também!

El Cafecito – Este é um aperitivo muito tradicional da cultura mexicana (Totopos y guacamole), um salgadinho feito com milho e acompanhado do molho de abacate, não é muito apimentado, a pimenta mais forte vem a parte, não contém queijo e cremes, é sem lactose:

 

Mangos –  Almoço: Tortilhas de camarão e salada (Tortillas de camarones y ensalada) , as tortilhas dos restaurantes são feitas com água e o recheio de camarão e com creme de leite, então peça “sin crema“, eles deverão fazer refogado com tomates assim como o meu:

 

Bananas Pizzaria   Esta pizzaria faz massas sem leite, então pedi uma pequena de pepperoni com molho de tomate, a massa é bem fina e crocante, foi a melhor pizza que já comi:

 

Hotel Bungalows Zicatela – Salada completa para o jantar, presunto, frango, alface, tomate, cebola e ovos. (Ensalada de jamón, pollo, lechuga, tomate, cebolla y huevos).

 

Mangos – Hambúrguer de carne sem queijo e maionese (Hamburguesa sin queso y crema), o pão do hambúrguer é sem lactose e quase tudo que contem salada adicionam  abacate, eu particularmente gostei:

 

Mangos –  Os famosos Tacos de frango, com feijão e salada de alface, tomate, cebola e abacate. (Tacos de pollo, frijoles y ensalada) todos os pratos são fartos em saladas, por isso mau dá para visualizar os tacos em si, rsrs. Este foi um almoço, mas os mexicanos comem esse prato no café da manhã:

 

Em todos os restaurantes antes de servirem o prato principal, são servidos pãezinhos acompanhados de molhos e manteiga, é costume do local oferecer esta cortesia e a maioria desses pães contém leite, fique atento, na duvida espere vir seu prato:

Devido ao clima muito quente, os restaurantes disponibilizam de vários tipos de sucos naturais, praticamente uma vitamina, muito bons. Os copos são bem servidos, devem conter uns 600 ml cada copo: (Jugo de manzana, melón y piña” e “jugo de naranja, papaya y zanahoria)

 

Devido a Puerto Escondido ser um ponto turístico, eles costumam maneirar na pimenta dos pratos, mas cuidado com os molhos servidos a parte! Podendo variar em cada restaurante como um vinagrete, guacamole, couve-flor, pesto ou pimentas mesmo.
Esses da foto abaixo por exemplo são do tipo que deve-se passar longe.

Em Puerto Escondido há um grande supermercado o Super Che, onde poderão encontrar alguns produtos sem lactose e até sem glúten. O Super Che esta localizado próximo a área hoteleira.

Alguns apenas alguns itens que poderão quebrar um galho.

Estes “totopos” ou “tortillas” são feitos com milho e muito fortes na cultura mexicana, este item encontra-se em qualquer supermercado e restaurante.

Um pouco da cultura local:


Após alguns dias pegamos um voo de Puerto Escondido para a Cidade do México e de lá fomos para Cancún com a Companhia Interjet,  são 2 horas de voo onde servem bebidas e salgadinhos Sabritas. Do aeroporto até o hotel quase 1 hora de Van. 
Chegando em Cancún é tudo muito lindo, quando vi o mar azul turquesa fiquei pasma de tanta beleza! 
No hotel fechamos um pacote com alimentação inclusa, o hotel é enorme possui vários restaurantes, alguns à la carte e outros buffet, o buffet possui mais opções para escolher sem lactose. Não fotografei muito os pratos de lá, pois fizemos muitos passeios e ficamos poucos dias, então não tivemos muito tempo.
Mas achei a comida de Cancún totalmente industrializada, extremamente diferente de Puerto Escondido e com poucas opções de saladas.
Nos hotéis e bares uma bebida muito famosa além da tequila é a Piña colada, elaborada com leite condensado, prefira outras opções!

E se forem para Cancún, não deixem de conhecer o Coco Bongo, uma ótima balada, com vários shows temáticos.
Enfim, adorei a viagem e poder conhecer a cultura mexicana, espero que tenham gostado das dicas. Que elas possam contribuir com a alimentação especial de vocês em viagens e também com a criatividade na cozinha, para que possamos recriar estes pratos deliciosos o/   

Beijos e até logo.



You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Renata
    24 de outubro de 2014 at 15:45

    Adorei as dicas! Post bem completinho, parabéns! Fiquei morrendo de vontade de ir pra lá. E o bom é saber que existem muitas opções de comida para os intolerantes. Aliás, estou até com água na boca depois de ler seu post…rs. Beijos

  • Reply
    Kitutes sem Lactose
    24 de outubro de 2014 at 16:02

    Que bom que gostou, obrigada Renata! Realmente o lugar é ótimo, vale a pena conhece. beijos

  • Leave a Reply

    ACOMPANHE

    Categorias