Doces/ Low Carb/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Soja

CUCA “LOW CARB”

Olá amigos, dia 08 de março foi aniversario de Joinville/SC,  minha querida cidade. Joinville é conhecida por: cidade das flores, dos príncipes, da dança, das bicicletas e cidade do Chineque e das Cucas haha.
A cultura alemã é muito presente aqui nesta cidade, a Cuca ou Kuchen é o nome de uma receita de bolo muitas vezes confundido com o conhecido Streuselkuchen, tradicional da cozinha alemã. Algumas pessoas pronunciam como “Cúquina”, mas no fim todo mundo se entende.
Trata-se de uma massinha coberta por uma farofa crocante, à base de manteiga. A
 cuca chegou ao Brasil por meio dos europeus e é, essencialmente, uma espécie de bolo-pão que passou a fazer parte do cardápio cotidiano desde a imigração alemã.
Antigamente a cuca era um prato raro que só era servido em ocasiões como Natal, Páscoa, dias nacionais, etc. Porque a matéria prima principal, farinha e açúcar, eram caros. Só mais tarde a cuca se tornou popular. Os fatores que alavancaram seu sucesso foram a praticidade do preparo e o custo dos ingredientes e que oferece um sabor neutro podendo combinar com qualquer fruta ou geleia de qualquer região.
Hoje venho com uma versão adaptada desta delicia, com ingredientes mais saudáveis. A massa ficou com uma textura maravilhosa e super saborosa e low carb, sem farinhas refinadas e bem proteica. 
Espero que gostem.

Cuca low carb
Serves 6
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Prep Time
20 min
Cook Time
40 min
Prep Time
20 min
Cook Time
40 min
Massa
  1. 1 xícara de farinha de castanha de caju (Castanhas crua sem sal, ou outra oleaginosa de sua preferencia)
  2. ½ xícara de farinha de banana verde (Pode ser de coco também)
  3. 4 colheres de sopa de manteiga ghee (Ou óleo de coco, ambos amolecidos em temperatura ambiente)
  4. 4 ovos caipiras inteiros
  5. 3 colheres de sopa de xilitol (Adoce conforme seu paladar. Caso queira utilizar um açúcar mais saudavel também pode, não é low carb, porém não afetará na estrutura desta massa).
  6. 5 gotas de extrato natural de baunilha
  7. Raspas de limão a gosto
Recheio
Fiz metade de banana e metade de morango com chocolate 85%, fica a seu critério. Para 1 forma de 25 cm, sendo metade de cada sabor, utilizei
  1. 1 caixa de morangos orgânicos
  2. 30 gr de chocolate 85% (sem lactose) picado
  3. 2 bananas cortadas em rodelas
  4. 1 pitada de canela em pó
Farofa
  1. 4 colheres de sopa de farinha de amendoim torrada (Tem que ser torrada!)
  2. 3 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar (Bem fininho)
  3. 1 colher de sopa de manteiga ghee gelada
  4. 1 colher de sopa de xilitol
Instructions
  1. Em uma panela, despeje os ovos inteiros com o xilitol e leve em fogo baixo, mexa constantemente com um fouet até ficar morninho (Não é para cozinhar). Assim que estiver morno retire do fogo.
  2. Em uma batedeira, bata os ovos até virar ponto de neve. Assim que a neve estiver bem firme, adicione a essência de baunilha, as farinhas, manteiga e bata na velocidade minima.
  3. Despeje a massa em uma forma untada, adicione os morangos e o chocolate e cubra com a farofa. Leve o bolo ao forno pré aquecido em 150 graus e deixe assar por em média 40 minutos (dependendo do forno). Assim que dourar, faça o teste do palito, retire do forno espere esfriar e e sirva.
Recheio
  1. Morango e chocolate: Lave os morangos, seque-os, corte ao meio e disponha sobre a massa. Pique o chocolate e espalhe aleatoriamente sobre a massa.
  2. Banana e canela: Corte as bananas em rodelinhas, passe na canela em pó e disponha sobre a massa.
  3. Finalize com a farofa.
Farofa
  1. Basta misturar todos os ingredientes com as mãos e amassar bem até formar uma farofa, verifique se está doce o suficiente e cubra toda a massa com a farofa.
Notes
  1. Não é necessário adicionar fermento para esta massa.
Adapted from @kitutessemlactose
http://www.kitutessemlactose.com.br/

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