Dicas

Como saber se o produto contém lactose?


A única forma de saber se o produto contém lactose ou não é lendo o rótulo nos Ingredientes” do produto. 
Prepare sua lista de compras e vá ao supermercado com bastante tempo e calma para ler  cada ingrediente. Ah mas porque isso foi acontecer justo comigo?
Calma!  O lado bom é que você passará a não comer tantas porcarias e seu corpo agradecerá por isto. Com o tempo você vai memorizando os produtos que já comprou e e economizando tempo na hora das compras. 

Devo mesmo ler ingrediente de tudo? Tem produtos que acho que não tem leite hein! 
A imagem acima trata-se do rotulo de um Salame da marca “Sadia”, eu jamais poderia imaginar que poderia haver leite no salame, por isso comprei e comi. E me ferrei!
Fiquei um tanto curiosa e liguei para o 0800 pra saber o motivo da adição do leite, segundo a empresa o leite em pó serve pra conservar o produto por mais tempo além de possuir características que melhoram o sabor e aroma do produto. Desconheço se esta informação é verídica, mas isto não vem ao caso, tem leite e pronto!
No inicio tive muita dificuldade, acabava não lendo os rótulos de certos produtos imaginando não conter leite ou quando via que não tinha a palavra “lactose” comprava logo, depois chegava em casa, passava mau.

Mas com tantos nomes de outro planeta, como saber quais ingredientes contem lactose?

Ingredientes que contém:
– Lactoalbumina
– Lactoglobulina
– Fosfato de lactoalbumina
– Lactoferrina
– Lactulose
– Caseína
– Caseína hidrolisada
– Caseinato de cálcio
– Caseinato de potássio
– Caseinato de amônia
– Caseinato de magnésio
– Caseinato de sódio
– Leitelho
– Coalhada
– Proteína de leite hidrolisada
– Lactose
– Leite em pó
– Creme de leite
– Gordura de leite
– Queijo
– Nata 
– Manteiga 
– Leite de origem animal 

Ingredientes que não contém:
– Lactato de cálcio
– Lactato de sódio
– Ácido Lático
– Estearoil Lactilato de Sódio
– Estearoil Lactilato de Cálcio
– Cremor de Tártaro
– Leites de origem Vegetal (coco, soja, castanhas, amêndoas, arroz, etc.)

Produtos contendo a frase “pode conter traços de leite“,  traços de lactose geralmente são frações de leite ou derivados que alguns alimentos recebem devido a fabricação em maquinários compartilhados. Mas essas frações mínimas poderão não afetar alguns intolerantes à lactose, dependerá do nível de rejeição.

Existem produtos como iogurtes, queijos e afins, descritos como “ZERO LACTOSE” na frente do rotulo , mas nos ingredientes consta que há leite. Como assim? Estes produtos são produzidos a partir do leite e a enzima da lactose é Inserida no produto. Seria como se você ingerisse a capsula de enzima da lactose antes da refeição. Não é indicado para alérgicos!

Quando os produtos Lácteos descrevem ZERO LACTOSE” ou ele é produzido com leite de origem vegetal ou com a inserção da enzima.

Em caso de dúvidas, ligue para o 0800 informado no rotulo e esclareça suas duvidas. É direito do consumidor saber o que o produto contem.

No texto acima mencionei alguns ingredientes que cotem lactose, para aqueles que possuem também outras restrições, a campanha #poenorotulo compartilha de muitas informações importantes, confira: http://poenorotulo.com.br/
Fonte de pesquisa: http://www.semlactose.com/ 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias