Biomassa/ Doces/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Ovo/ Sem Soja/ Vegan

Canjica Funcional

Olá queridos! Canjica funcional? Temos! Vocês pediram e aqui está! Canjica funcional, vulgo Mungunzá (Quando me pediram por este nome tive até que olhar no google pra saber o que era Mugunzá 😆 pois aqui no Sul chamamos de Canjica). A canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira, consumida especialmente no período das festas juninas e julinas. O termo é oriundo do quimbundo kanjika, é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco levemente triturados. Esta receita é elaborada com leite fresco de coco e biomassa de banana verde, portanto é vegana e muito mais saudável. Livre de: lactose, caseína, soja, glúten, ovos e açúcar refinado. #vegan #semgluten #semlactose #semcaseina #semsoja #semovos

Ingredientes:
🔹500 gr de milho para canjica
🔹1 litro de leite de coco caseiro morno (receita aqui)
🔹½  xícara de biomassa de banana verde amolecida (receita aqui)
🔹1 xícara de açúcar de sua preferencia ou xilitol (adoce conforme seu paladar) 
🔹 15 cravos da Índia
🔹 1 colher de sobremesa de canela em pó
🔹 1 colher de sobremesa de extrato natural de baunilha
🔹 200 gr de coco fresco ralado

Modo de preparo
Canjica embalada a vaco: leia as instruções e siga corretamente, depois incorpore os grãos com o caldo.

Canjica crua: Deixe os grãos de molho de um dia para o outro, para então cozinha-la, seguir instruções da embalagem, para então incorporar ao caldo.

Em uma panela em fogo baixo, adicione o leite, a biomassa e o açúcar e misture bem o caldo, na sequência adicione a canjica e mexa continuamente por cerca de 20 minutos, dependendo do fogão, para incorporar e fixar o sabor.
Desligue o fogo espere esfriar um pouco e adicione o extrato de baunilha, coco ralado, canela em pó e o cravo da índia e mexa muito bem.
Reserve em um recipiente de vidro, aí vai de cada um, servir quente ou gelado 😬(eu gosto gelada)
DICA: ela fica meio rala na hora, mas depois de algumas horas o caldo fica mais grossinho porque os grãos do milho absorvem mais o caldo e a biomassa fica mais consistente.

 

Canjica_Fuincional_vegan (1)

Canjica_Fuincional_vegan (2)

Canjica_Fuincional_vegan (3)

Canjica_Fuincional_vegan (4) Caso tenham alguma receitinha ou dica que queiram ver aqui no blog, entre em contato: contato@kitutessemlactose.com.br Vou adorar!!! 😉 Beijos e até o próximo post.  😉

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias