Doces/ Sem Gluten/ Sem Lactose/ Sem Soja

Bolo de Chocolate “Aniversário”


Oi, oi pessoal!!! Semana passada foi meu aniversário e para não passar em branco rolou esse bolo para comemorar com a família. E caramba ficou bom demais, além da expectativa!!! A massa super fofinha com chocolate muito saboroso.
#semgluten #semlactose #semsoja #semacucarbranco #100restricoes

Este bolo foi feito com massa de pão de ló que aprendi com minha mãe, é um pouco diferente desta massa aqui e fica tão macia quanto.

Ingredientes Massa:
🔹
4 ovos caipiras
🔹
1 ½ xícara de açúcar demerara
🔹
2 xícaras de farinha de arroz
🔹
1 xícara de água quente
🔹
2 colheres de sobremesa de fermento de bolo.

Recheio e Cobertura:
🔹
160 gr de chocolate 70% usei 2 tabletes da marca ONLY4, muito bom por sinal:
🔹
200 ml de leite de coco
🔹2 colheres de sopa de farinha de arroz
🔹
1 colher de sopa de cacau 100%
🔹
Amêndoas em lascas a gosto

 Modo de preparo:

No recipiente da batedeira adicione as claras e bata com o açúcar em velocidade alta até virar neve. Depois adicione a gema, misture… e adicione a farinha aos poucos e misture, por ultimo o fermento e bata tudo muito bem.
Quando estiver tudo bem misturado, despeje a massa em uma forma antiaderente e leve ao forno pré aquecido por em média 20 minutos, assim que dourar faça o teste do palito. ( essa massa assa super rápido, cuidado para não queimar, pois assim o bolo perderá a maciez). Como a minha forma é pequena, dividi a quantidade acima ao meio e fiz 2 bolos.

Desenforme sobre a “travessa ou forma” que desejar servir, molhe bem a massa com leite de coco e reserve.


Recheio/Cobertura:
Pique bem todo o chocolate e despeje em uma panela, adicione o leite de coco e leve em fogo bem baixo ate derreter todo chocolate. 

Em seguida adicione a farinha de arroz e o cacau em pó, mexa por mais alguns minutos e retire do fogo. “Eu gosto de bater no liquidificador para deixar o creme mais liso possível, pois o cacau não se dissolve tão facilmente”.

Agora com parte do chocolate adicione o recheio, depois adicione massa o topo e molhe bem com leite de coco.

 Despeje no centro do bolo todo o chocolate e deixe escorrer cuidadosamente nas laterais. Deixe a parte de cima bem lisinha e não se preocupe muito com as laterais. Reserve na geladeira por 20 minutos…

Depois de cobrir todo bolo é hora de fazer o sorteio pra ver quem vai raspar a panela… hmm quem nunca!Quando a cobertura estiver mais firme, de o acabamento nas laterais e decore com as amêndoas em lascas.

 
Hora de fazer um pedido…

Vejam que massa mais fofinha hmmmm. Agora vamos filosofar sobre esta fatia de bolo que vos aqui apresento.

Reparem que deixei a cobertura do mesmo tamanho do recheio, isso foi devido a calda não ter ficado tããããão firme, se preferir adicione mais farinha de arroz ao chocolate. Eu particularmente gostei assim, pois ambas camadas do bolo ficaram saborosas e assim ninguém fica enfiando o dedo no meio do bolo para catar o recheio ¬¬

Depois de levar a geladeira o chocolate endurece um pouco, então é bom retirar de lá alguns minutos antes de servir…

 
 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias