Dicas

A importância de cuidar da saúde intestinal!

Como diz a Jeane “Olá queridos!”
Para iniciar minha participação no blog Kitutes Sem Lactose, hoje venho falar sobre aquelas pessoas que descobriram a intolerância a lactose ou que já convivem há anos, mas não tratam a flora intestinal de forma adequada.

Geralmente quando é descoberta a intolerância todos ficam muito assustados e confusos do que fazer dali pra frente, como conviver sem os lacticínios e até mesmo com a preocupação da absorção do cálcio. Recebo diariamente em meu consultório pessoas que possuem a intolerância a lactose e não possuem o mínimo cuidado ou preocupação, porém é um assunto de extrema importância e que se não tratar pode trazer graves problemas para saúde.

O primeiro passo é restaurar a flora intestinal, pois com o consumo de alimentos alergênicos o nosso intestino sofre inflamações e com isso uma série de sintomas começam a surgir em nosso organismo como: dores de cabeça, constipação ou fezes amolecidas, rinite/sinusite, ganho de peso, distensão abdominal, entre outros.

O intestino abriga milhões de microrganismos, chamada de “microbiota intestinal”, sendo que centenas dessas bactérias são de importância vital para a nossa saúde. Quando ocorre um desequilíbrio na microbiota intestinal há facilidade para o surgimento de alergias e intolerâncias alimentares, sendo assim poderá surgir novas sensibilidades alimentares nesse período.

Além da restrição da lactose, devemos realizar o tratamento para restauração da flora com suplemento e/ou alimento probióticos (microrganismos vivos que enriquecem a proliferação de boas bactérias no intestino e auxiliam na regularização do transito intestinal) e prébioticos (são fibras não digeríveis que fermentam no intestino e assim estimulam e alimentam as boas bactérias). Além da utilização da glutamina em geral manter uma alimentação anti inflamatória e rica em fibras poderá nos auxiliar. Alguns exemplos de fibras prebotiocas mais comuns são: cebola, chicória, biomassa de banana verde, em frutas cítricas, farelo de aveia, cenoura, maça.

Procure um profissional nutricionista para uma orientação adequada de acordo com suas individualidades, rotina e grau de intolerância.
Cuide do corpo que você mora, coloque sua saúde em primeiro lugar!

Abraço da Nutri!

Em caso de dúvidas ou para atendimento personalizado entre em contato: eduardavd.nutri@gmail.com

Espero que tenham gostado e até a próxima Dica 😘😘😘

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

ACOMPANHE

Categorias